VISITA INSTITUCIONAL

Comandante do I COMAR visita autoridades do Amapá

Encontros ocorreram em cumprimento ao preconizado pelo Plano Anual de Relações Institucionais da Organização Militar
Publicada em: 23/03/2024 16:00
Imprimir
Fonte: I COMAR
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, realizou entre os dias 11 e 13 de março de 2024, em Macapá (AP), visitas institucionais a autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e de órgãos que exercem funções essenciais à Justiça no estado do Amapá.

As agendas cumpridas atendem às atribuições dos órgãos executivos do Sistema de Relações Institucionais da Aeronáutica (SISRI), em particular com vistas a atuar ativamente na interação com os órgãos regionais de interesse e com foco no fortalecimento dos laços de relacionamento institucional, como representante do Comando da Aeronáutica (COMAER) na sua área de jurisdição, que abrange os Estados do Amapá (AP), Maranhão (MA) e Pará (PA).

No primeiro dia de atividades, o Comandante do I COMAR foi recebido pelo Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª BIS) – Brigada Foz do Amazonas, General de Brigada Roberto Furtado Batista, que apresentou um briefing das suas atribuições. Em seguida, o Major-Brigadeiro Avellar realizou o plantio de uma muda de macabeira nos jardins daquela Unidade Militar, marcando a passagem do visitante ao local.

Ainda no mesmo dia, foi realizada uma visita às dependências do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Macapá (DTCEA-MQ). Na ocasião, o Comandante Interino do Destacamento, Capitão Especialista em Meteorologia Edson Queiroz de Oliveira, apresentou seu efetivo, ministrou briefing e conduziu o Comandante do I COMAR na visitação às diversas seções das áreas administrativa, técnica e operacional. No turno vespertino, ocorreram trocas de experiências entre a comitiva do Comandante e militares e civis no Destacamento.

Compromissos de apoio mútuo

No dia seguinte, 12 de março, a maratona de visitas iniciou às 8h, quando o Major-Brigadeiro Avellar foi recebido pelo Procurador-Geral de Justiça do Amapá, Paulo Celso Ramos dos Santos, nas instalações do Ministério Público. Companheiros de turma na Escola Superior de Guerra (ESG) no ano de 2018, as autoridades relembraram fatos marcantes durante a realização do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEP) e reforçaram compromissos de apoio mútuo para o trato de assuntos do interesse do Comando da Aeronáutica.

Em seguida, o Comandante do I COMAR visitou o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJ-AP), Desembargador Adão Carvalho, e colocou a estrutura do Primeiro Comando Aéreo Regional à disposição do Tribunal, para atender às solicitações e assuntos de interesse mútuo da Justiça Estadual e da Força Aérea Brasileira.

No mesmo dia, ocorreu a visita institucional na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP). Na ocasião, a presidente da ALAP, Deputada Estadual Alliny Souza da Rocha Serrão, disponibilizou a estrutura daquela Instituição ao Comando da Aeronáutica, para oportunamente tratar de temas de interesse do Estado do Amapá e do COMAER.

No último dia de visitas, a agenda foi encerrada no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá. Em reunião, o Governador do Estado Clécio Luís Vilhena Vieira recebeu o Major-Brigadeiro Avellar e tratou de potenciais parcerias no interesse do COMAER e do estado. Foram discutidos temas relacionados à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), à antiga Base Aérea do Amapá e ao Programa Espacial Brasileiro.

“As visitas institucionais em Macapá não só fortaleceram nossos laços com as instituições civis e militares do Estado, mas trouxeram uma compreensão profunda de como a Força Aérea Brasileira, representada no Amapá pelo I COMAR, pode contribuir para o desenvolvimento da região. A troca de informações com os órgãos locais foi fundamental para a construção de parcerias sólidas, que beneficiarão não só a nossa Força, mas também a comunidade amapaense”, afirmou o Major-Brigadeiro Avellar.

Estiveram também presentes em todos os eventos o Assessor de Relações Institucionais do I COMAR, Coronel Aviador Antônio Sérgio Coutinho da Silva, e o Ajudante de Ordens do Comandante do I COMAR, Major Aviador Hélio Gonçalves Sousa Neto.

Fotos: I COMAR

 

imagens/original/47028/VI10.jpg
imagens/original/47028/VI3.jpg
imagens/original/47028/VI6.jpg
imagens/original/47028/VI7.jpg
imagens/original/47028/VI8.jpg
imagens/original/47028/VI9.jpg